sexta-feira, 24 de abril de 2009

O ato de comunicação

Olá leitores,
irei começar o post desse blog falando sobre o ato de comunicação, onde existem seis elementos essenciais para sua existência.
São eles : emissor ou remetente, receptor ou destinatário, canal, mensagem, código e remetente.
Vou explicar sobre esse processo:
O emissor, que pode ser uma pessoa ou um grupo, elabora uma mensagem que é passada ao receptor, onde no meio da comunicação é muitas vezes chamado de público-alvo.
Essa mensagem que pode ter conteúdo significado, ou seja, é tudo que você compreende ou de conteúdo significante, são os elementos que utilizamos para elaborar a mesma, é passada pelo canal.
O canal é o veículo usado pelo emissor(ex : revistas e jornais) para a comunicação ser bem entendida, usamos o código que pode ser de linguagem não verbal, como imagens , cores e de linguagem verbal, como a língua portuguesa .
Tudo isso esta envolvido pelo remetente ou contexto, onde seu principal objetivo é que a mensagem seja correspondida de maneira certa.


Podemos entender melhor através do exemplo abaixo:


Fonte da foto: www.tintasiquine.com.br

No caso dessa campanha publicitária das tintas Iquine, o emissor é a Iquine e o receptor são os clientes dessa tinta que são casados ou namoram, já que é uma homenagem ao Dia dos namorados, com a frase ¨Me joga na parede e diz que me ama.¨
A mensagem de conteúdo significado corresponde com a homenagem ao Dia dos namorados e o emissor conseguiu passar isso ao seu receptor, pois logo que você lê, compreende-se o sentido.
O canal utilizado foi a internet e o código foi verbal, pois utiliza da língua portuguesa, e também não verbal, através das cores fortes como o vermelho, amarelo e branco, as letras grandes e o balde de tinta logo abaixo da frase.
O contexto foi elaborado muito bem, pois foi eficaz, já que é de fácil entendimento sobre o propósito da campanha.

Espero que vocês tenham entendido e gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário